O pagamento de impostos já está na lista de gastos anuais de toda família. Um dos impostos mais conhecidos pelos brasileiros é o IPTU, mas nem todos os contribuintes sabem o que é IPTU, para que ele serve e para onde vai o dinheiro arrecadado.
Essa é uma realidade curiosa e, ao mesmo tempo, preocupante. Na verdade, o Brasil é um dos países com pior retorno do valor captado com impostos.
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada. Dentre suas características estão:
???? Ele é um imposto cobrado pelas prefeituras. Cada cidade escolhe os critérios para a cobrança;
???? O valor dele varia conforme a avaliação do imóvel;
???? Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município e com isso, ele pode ser usado em obras na cidade;
???? O dono do imóvel é o responsável pelo pagamento do imposto. É em seu nome que está enviado o boleto de pagamento do imposto e, se houver atraso, a multa com a prefeitura é feita no seu nome;
???? O locatário pode fazer o pagamento do IPTU para o dono do imóvel, desde que isso esteja previsto no contrato de aluguel.
O valor arrecadado pelo IPTU é encaminhado para os cofres públicos, e serve para pagar uma infinidade de contas que a administração municipal tem que honrar, como contratos de prestação de serviços e pagamento de salários de servidores municipais.
Resumindo: o valor arrecadado com IPTU se junta a outros impostos recebidos pelas prefeituras (como o ISS, Imposto Sobre Serviços), acumulando uma grande quantia de dinheiro, que então recebe diversos destinos. Atualmente, cada cidade precisa destinar 15% de todos os impostos arrecadados para a saúde e 25% para a educação.
Os demais serviços que uma cidade possui, como a coleta de lixo, manutenção de parques e locais públicos e transporte municipal são responsáveis por gastar os outros 60% arrecadados com a tributação municipal.
O proprietário do imóvel é o responsável pelo pagamento do IPTU. Ele pode ser tanto pessoas físicas (consumidores) como empresas jurídicas (empresas). Cada imóvel tem o próprio IPTU. Então, se você tem mais de uma casa, vai pagar mais de um imposto.
Se o terreno não tiver nenhuma construção, é preciso pagar o Imposto Territorial Urbano no lugar do IPTU. E não pense que quem mora no interior está livre de impostos, não. Quem não vive em área urbana precisa pagar o ITR (Imposto Territorial Rural).
O pagamento do IPTU pode ser feito de duas maneiras: à vista ou parcelado. Para os proprietários que quitam o valor de uma só vez, as prefeituras costumam dar um bom desconto, sendo assim, vale a pena pensar em juntar um dinheiro para resolver este assunto logo no primeiro semestre.
Há também a opção de parcelamento via carnê. Esse carnê (que pode ser digital ou analógico) permite o pagamento em até 10 ou 11 parcelas mensais. Com isso, o valor do imposto é diluído em parcelas e o pagamento fica menos pesado.
Essa opção é interessante para pessoas que não conseguiram juntar o valor total do imposto, para inquilinos responsáveis pelo pagamento ou para pessoas que recebem um alto valor a pagar de IPTU por conta do cálculo venal realizado pela prefeitura.
Fonte: Serasa, Empréstimo Sim
A RV Imóveis é uma empresa especializada em negócios imobiliários. Trabalhamos com venda, permuta e locação de imóveis.
Conte conosco sempre para adquirir seu primeiro imóvel, não temos dúvidas de que você fará um excelente negócio e um dos maiores investimentos da sua vida!
RV Imóveis, realizando mais que sonhos, um futuro melhor para você e sua família!
Estamos localizados na Rua Estefano José Vanolli, nº1358 (Sala 02 - 2º Andar), - Itajaí/SC. Você pode entrar em contato conosco também pelos telefones (47) 3246-3622, pelo nosso Whatsapp de vendas (47) 99663-7007, Whatsapp para locação (47) 99969-9331 ou pelo site aqui pelo nosso site.